Carros elétricos têm aumento de 67% nas vendas em novembro no Brasil

As vendas de veículos leves eletrificados tiveram o segundo melhor mês da série histórica no mês passado

Acumulando recordes ano após ano, as vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil tiveram em novembro o segundo melhor resultado da série histórica. Os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) mostram que os eletrificados foram responsáveis por 4.995 emplacamentos no mês passado, um aumento de 42% na comparação com o mesmo mês de 2021.

No acumulado do ano foram 43.658 unidades vendidas de modelos híbridos, elétricos e híbridos plug-in, superando em 24,77% o total do ano passado (34.990). De acordo com a entidade, a previsão é de fechar 2022 com aproximadamente 47.000 eletrificados registrados no país, 34% a mais que no ano passado.

Vale lembrar que a análise da ABVE inclui na conta dos eletrificados os híbridos totais (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV), automóveis, comerciais leves e SUV e utilitários. Não entram no cálculo os ônibus e caminhões, e nem veículos elétricos levíssimos, como motos, e-bikes, patinetes e monociclos elétricos. A conclusão é que os números mostram uma aceitação crescente do consumidor brasileiro pelos veículos elétricos e híbridos.

Atualmente, vale destacar, já estão disponíveis no país 119 modelos eletrificados (HEV, PHEV e BEV) de 40 fabricantes diferentes. Em novembro, foram emplacados 727 veículos elétricos (BEV) no Brasil, um aumento de 13,59% na comparação com o mês de outubro. Pelo histórico, foi o terceiro melhor mês nas vendas para os modelos totalmente elétricos e um expressivo aumento de 67,13% na comparação ano a ano. 

Do InsideEVs