Carros elétricos viraram dor de cabeça para revendedores nos EUA
A euforia inicial em torno dos carros elétricos nos Estados Unidos começa a dar sinais que está esfriando. A alta demanda e os preços altos evidenciados nos últimos anos no mercado estão cedendo lugar a uma realidade mais complicada, com dores de cabeça para os revendedores. Os EUA vivem um fenômeno particular no mercado de elétricos: uma série de fatores fizeram com que os modelos 0 km ficassem mais caros anos atrás e agora eles estão mais baratos e o resultado não foi nada bom.
Os preços dos carros da Tesla, por exemplo, apresentaram desconto atrás de desconto. O último, este mês, fez com que as unidades do Model Y, Model X e Model S ficassem US$ 2.000 mais barato cada. Além disso, os incentivos fiscais oferecidos pelos governos para a compra de modelos novos praticamente inviabilizaram o comércio de elétricos usados, o que vem causando uma bolha especulativa.
Os juros cobrados em um financiamento de um 0 km são bem menor do que o de um usado e quem já está financiando um modelo que comprou novo, agora vê seu investimento caindo pelo ralo, pois quando terminar de pagar já estará valendo muito pouco em relação ao preço inicial. Tudo isso refletiu no mercado de usados e é o principal motivo de preocupação dos revendedores.
De acordo com site de compras de carros Edmunds, o preço médio de um carro elétrico de três anos era cerca de US$ 28.400, 25% menos do que custava no início de 2023 e valor abaixo do que o cobrado por um carro à combustão de mesma idade. Agora os seminovos elétricos estão mais baratos, mas ninguém quer, já que vale mais a pena comprar um zero km, mais novo e moderno. As fabricantes também encontram dificuldades para escoar seus estoques, cada vez maiores. Muitas delas passaram a produzir mais esperando por uma demanda futura que ainda não chegou.
Do Garagem360