Carros eletrificados representam 11% das vendas do país

Em um ano, participação de veículos leves eletrificados cresceu; híbridos são os mais emplacados

Segundo o balanço da Anfavea, divulgado na quinta-feira, 7, o emplacamento de carros eletrificados está em constante crescimento no Brasil. Em um ano, a participação de elétricos e híbridos subiu de 6,7% para 10,9% do total de emplacamentos de veículos leves no país.

Em julho, foram emplacados 10,2 mil carros híbridos, aumento de 30% em relação ao mês anterior, com 7,8 mil unidades. “O aumento dos híbridos é expressivo, e muitos são produzidos localmente, o que é motivo de comemoração pra Anfavea”, disse o presidente da Anfavea, Igor Calvet.

Os carros híbridos plug-in aparecem com uma estabilidade desde fevereiro, com 7,9 mil emplacamentos em julho. Já o emplacamento de elétricos puros subiu de 5,9 mil para 7 mil unidades entre junho e julho deste ano. “Essas novas tecnologias que chegaram têm adquirido uma confiança grande do consumidor e são uma importante tendência de mercado para veículos leves”, afirmou Calvet.

Além disso, o programa Carro Sustentável impactou positivamente as vendas totais do varejo, que cresceram 16,7% em julho deste ano em comparação com o ano passado. “Sem dúvida ajudou o mercado e os emplacamentos, esse é o efeito do programa no mercado. Nossa expectativa é que o programa continue avançando em vendas e maior acesso ao cidadão e sem dúvidas isso acontecerá”, concluiu o presidente da Anfavea.

Do Automotive Business