Carros especiais do ABC atendem aeroportos do Norte e Nordeste
Os aeroportos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País terão na base de operação veículos de combate a incêndio produzidos em São Bernardo. Ao todo serão 64 carros projetados pela empresa de engenharia Lavrita, localizada na Paulicéia, sendo que a primeira fase de entrega ocorreu na manhã desta terça-feira (15/07) durante cerimônia com o representante da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, e o prefeito do município, Luiz Marinho.
Os equipamentos de modelo CCI-AP2 Fenix são construídos com 85% de tecnologia nacional e atendem às normas de segurança aeroportuárias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A fabricação inicial dos componentes dos veículos é realizada na planta da fábrica de Mauá e o processo de montagem fica em São Bernardo, o que leva em torno de quatro meses para cada carro ser finalizado. Cerca de 260 trabalhadores estão envolvidos diretamente nos projetos. Cada veículo é vendido por R$ 1,6 milhão.
Com o plano de investimento do governo federal em modernizar mais 270 aeroportos do País, o diretor técnico da Lavrita, Wilson Molina Ribas, segue otimista em trazer em novas tecnologias e atender as demandas nacionais. “O momento é oportuno para o crescimento do setor e estamos buscando novos equipamentos para a área aeroportuária ainda não fabricados no Brasil”, apontou o executivo.
De acordo com Luiz Marinho, São Bernardo tem total capacidade de acompanhar as demandas nacionais e ampliar capacidade de produção. “Temos que criar condições para aumentar demanda, aumentar a produção e, à medida que isso acontecer, a nacionalização do produto é natural”, afirmou o prefeito.
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República disse durante a cerimônia que nos últimos três anos a capacidade dos aeroportos aumentou em 70 milhões o número de passageiros. “Temos que ampliar a infraestrutura para tornar a aviação o principal modal de acesso e integração do País, com isso os equipamentos devem ser modernizados”, ressaltou Moreira Franco.
Aeroporto regional – Com as negociações da empresa de São Bernardo junto ao governo federal, as discussões acerca do projeto de construção de um aeroporto industrial em São Bernardo foi retomada, mas sem novidades. Moreira Franco destacou a necessidade da Região Metropolitana receber um terceiro terminal aeroviário (além de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo e Cumbica, em Guarulhos), no entanto não destacou qual cidade será escolhida.
Por outro lado, o prefeito de São Bernardo segue “convicto” de que o planejamento apresentado em 2011 à presidente Dilma Rousseff seja aprovado. “Precisamos ajustar os empreendedores e investidores para desenvolver o projeto que nasce em um novo momento, onde a economia brasileira caminha para ficar entre as cinco principais do mundo”, disse.
Além de São Bernardo, Caieiras, Mogi das Cruzes e São Roque também demonstraram interesse em receber o novo aeroporto. “Nosso projeto é muito superior e não tenho nenhuma insegurança”,afirmou Marinho.
Do ABCD Maior