Carros híbridos lideram crescimento de vendas na Europa em fevereiro

Híbridos avançam mais rápido que os elétricos e se aproximam dos modelos a gasolina em participação

O mercado automotivo na Europa segue aquecido, com aumento de 10,1% nas vendas de veículos novos em fevereiro de 2024, comparado ao mesmo mês do ano passado. A França e a Itália lideraram o crescimento, com altas de 13% e 12,8%, respectivamente. Apesar do aumento geral, quem brilhou mesmo foram os carros híbridos. Suas vendas saltaram 24,2% em todos os países da União Europeia, Reino Unido e países da EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio).

O número de híbridos plug-in (que podem ser recarregados na tomada) também cresceu 12%. Enquanto isso, os carros a gasolina, a categoria mais popular, continuam resistindo à transição energética. Suas vendas subiram 5,9% e eles ainda detêm a maior fatia de mercado, representando mais de 35% do total. A queda na participação dos carros a gasolina desde fevereiro de 2023 é bem discreta, saindo de 36,9% para 35,5%.

Já o diesel, embora ainda represente 12% do mercado, perdeu força com queda de 5,1% nas vendas. A queda foi especialmente acentuada em grandes mercados como França (-30,5%), Espanha (-17,4%) e Itália (-11,8%). A Alemanha, por outro lado, viu as vendas de modelos a diesel crescerem 9,7%.

Os carros elétricos a bateria tiveram aumento moderado de 10,3% nas vendas em fevereiro. Eles mantêm uma participação de mercado de 13,2%, mas o panorama parece desigual. Países como Bélgica (+66,9%) e França (+31,8%) registraram forte alta nas vendas de elétricos, enquanto a Alemanha (-15,4%) e outros países nórdicos viram os números caírem. O fim de incentivos governamentais e a infraestrutura de carregamento ainda incompleta em alguns países podem explicar essa diferença.

Do InsideEVs