Carros híbridos plug-in poluem mais do que mostram dados oficiais
Estudo da ONG Transport & Environment aponta maior emissão de CO2 e pede fim de subsídios governamentais
Os carros híbridos plug-in (PHEV) poluem mais do que os números divulgados oficialmente. A conclusão é do novo estudo da ONG Transport & Environment (T&E), divulgado na quarta-feira, 8. Testes com modelos BMW, Peugeot e Renault concluíram que os modelos emitem cerca de três vezes mais CO2 do que mostram os dados oficiais.
Foram testados três modelos PHEV recentes: BMW Série 3, Peugeot 308 e Renault Mégane. Os veículos percorreram rotas urbanas e suburbanas, registrando os gases de escape produzidos por cada um por meio do equipamento de medição de emissões a bordo. Os testes foram conduzidos pela universidade austríaca Graz University Technology e confirma o a hipótese levantada pela T&E há dois anos: os carros híbridos-plug in poluem mais do que é divulgado.
Enquanto os testes de laboratório pelo WLTP (padrão na Europa para definir autonomia de modelos eletrificados) indicam emissões de CO2 em ciclo combinado entre 27g/km e 37 g/km, para os modelos citados, os testes da T&E registraram emissões quase três vezes maiores. Ficaram entre 85 g/km a 114 g/km, quando os carros iniciam a rota com a bateria completamente carregada.
Para a T&E, os carros híbridos não podem ser considerados veículos zero emissão. A ONG defende que tais carros devem ser tributados com base em sua poluição em testes no mundo real, em vez dos dados laboratoriais. Segundo relatório da T&E, os países europeus gastaram cerca de € 350 milhões no ano passado em subsídios de compra de PHEVs apenas da BMW, Renault e Peugeot. A entidade pede aos governos que cortem incentivos para os carros plug-in e invistam em modelos 100% elétricos e não poluentes.
Do Automotive Business