Carros híbridos têm maior risco de incêndios que os elétricos

Estudo mostra que híbridos e até carros exclusivamente com motores de combustão tem probabilidade muito maior de pegar fogo

Esta não é a primeira vez que se afirma que os carros elétricos não são tão propensos a pegar fogo como os veículos que têm um motor de combustão. E isso acaba de ser confirmado com os dados do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos, compilados pela AutoinsuranceEZ, que diz que os veículos híbridos têm o maior risco de incêndio.

Veículos totalmente elétricos, por outro lado, foram considerados muito mais seguros do que os aviões e carros a gasolina; eles são muito menos propensos a pegar fogo, com apenas 25,1 incêndios a cada 100.000 unidades. Isso é comparado com 3.474 incêndios em híbridos e 1.529 incêndios em carros a combustão por 100.000 veículos vendidos, respectivamente.

Ao olhar para o número de veículos recuperados em 2020 devido ao risco de incêndio, a AutoinsuranceEZ descobriu que os carros a combustão lideravam a tabela. Eles também descobriram que a bateria poderia causar o incêndio não só nos carros elétricos recuperados, mas também nos híbridos em 2020. Mas por outro lado, quando os veículos elétricos ou híbridos pegam fogo, porém, eles são muito mais difíceis de apagar especificamente por causa de suas baterias, geralmente de íons de lítio.

O que torna os incêndios de bateria tão perigosos é a chance que eles têm de reacender depois de aparentemente terem sido apagados – equipes de resposta de emergência (e bombeiros em particular) de todo o mundo agora estão recebendo treinamento especial para ensiná-los a lidar com veículos elétricos.

Do InsideEVs