Carros populares vão voltar? Entenda o projeto em 7 pontos

Governo espera lançar pacote no dia 25 de maio, dia da indústria

O governo prepara para daqui a dez dias, em 25 de maio, o anúncio de um pacote para retomar a produção de carros populares no Brasil. A data foi escolhida porque celebra o Dia da Indústria. Os detalhes ainda estão sendo ajustados, mas a Folha apurou que o objetivo é lançar um plano de incentivo para toda a cadeia industrial. A abrangência, portanto, irá além do âmbito das montadoras.

As medidas incluirão linhas de crédito para o setor fabril, reduções tributárias, aumento do índice de nacionalização de bens manufaturados e um programa de financiamento para veículos. Os principais pontos do pacote que será anunciado são: 1. O foco das medidas estará nos carros de entrada, que não devem passar por grandes mudanças neste momento. O objetivo é reduzir os preços iniciais de modelos compactos com motor 1.0 para uma faixa entre R$ 50 mil e R$ 60 mil; 2. Ideia de carro popular movido só a etanol deve cair.

3. É provável que o Kwid seja o primeiro modelo a se adequar ao programa de incentivo; 4. Outros modelos podem ter redução no preço se ficarem mais verdes; 5. FGTS como garantia é opção para baratear crédito; 6. Motoristas de app podem ser principais usuários do carro popular; e 7. Governo e empresas esperam elevar emprego.

Todo esse pacote, entretanto, esbarra no problema da renda média do brasileiro, que foi ainda mais achatada devido à junção de crise econômica com pandemia. A tempestade perfeita é complementada pelo patamar atual da taxa básica de juros e por um persistente aumento da inadimplência.

Da Folha de São Paulo