Carros seminovos e usados são vendidos por preços até 60% mais caros que a tabela Fipe
Os carros mais valorizados foram os de montadoras japonesas como Honda, Nissan e a coreana Hyundai, sinalizando o favoritismo delas no país na revenda
Não são só os carros novos que estão ficando mais caros, os modelos usados e seminovos também estão sendo negociados com valores bem acima da amplamente utilizada tabela Fipe, conforme levantamento entre abril de 2020 e agosto de 2021 da Carupi, plataforma que faz a intermediação de vendas on-line de carros.
Veículos mais luxuosos, como o BMW X1 foram negociados por preço mais de 60% acima da tabela Fipe e modelos mais populares, como Fit, Spin e March saíram por valores 40% acima do indicado na tabela, segundo a pesquisas. A tabela Fipe é muito utilizada como parâmetro de compra e venda de veículos, mas os preços praticados podem variar conforme a região do país, conservação do carro, cor e acessórios, entre outros fatores, não sendo necessariamente um termômetro fiel, conforme apontado pela Carupi.
Além da BMW X1, que ficou em primeiro lugar com preço de venda de 61,1% acima da tabela Fipe, o Honda Fit aparece em segundo colocado, com valor 42,3% acima do estipulado na tabela. Na sequência aparecem o Spin, da Chevrolet (+42,1%), o Nissan March (+40%) e o Hyundai Tucson (+39,1%). Completando o ranking dos 10 carros que conseguiram maior valorização na revenda, o Hyundai i30 aparece em sexto colocado, com 38,5%.
Modelos como o Kicks, da Nissan, e Jeep Compass tiveram vendas 38,1% e 36,4% acima da tabela Fipe, nesta ordem. Fechando o ranking dos veículos que ultrapassam os valores de referência da Fipe, aparecem o Renault Duster (+35,7%) e o Ford Fusion (+33,3%). É possível notar que os carros mais valorizados são os de montadoras japonesas como Honda, Nissan e a coreana Hyundai, sinalizando o favoritismo delas no país na revenda.
Do Valor Investe