Cartão Cidadão: Contra a precarização do trabalho
Os 210 trabalhadores na Faparmas, em Diadema, receberam ontem o cartão cidadão, que permite o acompanhamento dos depósitos do FGTS e benefícios do INSS.
O cartão foi entregue por funcionários da Caixa Econômica Federal, que também cadastraram as senhas para sua utilização.
O auxiliar de produção Ednelson Dias Flores comemorou: “Com o cartão, fica mais fácil acompanhar os depósitos mensais do FGTS”. Para ele, todo trabalhador deve ter seu cartão cidadão.
O coordenador da Regional Diadema, Sérgio Nobre, comentou que o cartão cidadão é muito mais que a conferência de depósitos e benefícios.
“Ele é parte da nossa luta contra a precarização do trabalho”, disse Sérgio, lembrando que o Sindicato tem desenvolvido ações para todo trabalhador ter carteira assinada e condições dignas de trabalho.
Dados da Vigilância Sanitária da cidade mostram que a maior parte dos acidentes vitimam trabalhadores em regime temporário ou sem carteira, em empresas que não estão cumprindo a convenção de proteção de prensas e similares.
“Dessa forma os trabalhadores ficam sem os benefícios e garantias da Previdência Social e da proteção das cláusulas de nossa convenção coletiva. Passa a ser um trabalhador de segunda classe”, protestou Sérgio.
>> Garanta o seu cartão
A Caixa, junto com o Sindicato, está fazendo um cronograma de distribuição do cartão cidadão. Hoje, será a vez dos companheiros na Detroit, também em Diadema, receberem. Metalúrgicos em outras empresas devem receber o cartão nas próximas semanas.
Uma relação de trabalhadores de dezenas de empresas já foi entregue para a CEF, e agora o Sindicato aguarda a marcação do dia de entrega.
Se a sua empresa ainda não enviou a relação de trabalhadores para o Sindicato, cobre do RH.
“Todo metalúrgico deve ter o seu cartão cidadão”, finalizou Sérgio Nobre.