Carteira Assinada: Campanha tem apoio da DRT

O Delegado Regional do Trabalho, Heiguiberto Navarro, o Guiba, deu ontem apoio oficial à campanha pela carteira assinada que os sindicatos da CUT na região do ABC desenvolvem. “Todos estão de parabéns pela iniciativa”, disse Guiba, que se comprometeu a levá-la para todo o Estado de São Paulo.

Ele entende que a falta de carteira assinada é um dos maiores problemas que atingem os trabalhadores. “Se os empresários não regularizarem a situação, nós vamos fiscalizar e autuar”, prosseguiu.

A campanha já recebeu denúncias envolvendo cerca de 2.300 pessoas que não têm registro e estão sem nenhuma assistência.

As denúncias abrangem empresas de todas as cidades do ABC e também da capital. São lojas, supermercados, metalúr-gicas, gráficas, marcenarias, consultórios, empresas de viagem, de vigilância, de materiais de construção e outras.

Resultado – A coordenadora da CUT no ABC, Francisca Rocha, a Cida, está satisfeita com o andamento da campanha. “Começamos a ver os primeiros resultados”, disse ela.

Cida comentou que muitas empresas usam cooperativas fraudulentas, as coopergatos, para intermediar mão-de-obra, e que essa é uma situação ilegal. “Processos que correm na Justiça estão determinando pesadas multas nas coopergatos e obrigando as empresas a assinar as carteiras”, concluiu Cida.