Carteira assinada: Disque-denúncia já registra 50 queixas
Em apenas 15 dias, o disque-denúncia da Campanha da Carteira Assinada já contabiliza 50 reclamações na Subsede CUT ABC. Lançada pelo Sindicato com apoio do Ministério do Trabalho, o objetivo da campanha é incentivar o trabalhador a exigir que o patrão registre sua carteira profissional e garanta seus direitos sociais e trabalhistas.
A falta de registro é uma realidade dura hoje no Brasil. Segundo o IBGE, cerca de 41 milhões de pessoas estão no mercado informal, ou seja, sem registro. Esse dado representa 60% do total da população brasileira ocupada no País, que é de 69 milhões.
De acordo com a coordenadora da subsede, Francisca Trajano Rocha, a Cida, a maioria das queixas é contra as coopergatos, as falsas cooperativas que fraudam a legislação trabalhista. “A coopergato é uma armadilha porque mantém uma relação de vínculo empregatício com o trabalhador, que é proibida pela lei do cooperativismo”, explica.
Dentro do campo da CUT, as denúncias são encaminhadas para os respectivos sindicatos. Já em empresas ligadas a outras entidades sindicais, são formalizadas junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT). O telefone do disque-denúncia é 4427-6162.