Carteira assinada é um direito de todos
Quem não tem carteira de trabalho assinada não tem garantias básicas de trabalhador e não tem direitos de cidadão. Foi pensando nisto que o nosso Sindicato e a CUT ABC desencadearão uma campanha pela formalização do emprego. Cerca de 147 mil trabalhadores na região não tem registro em carteira, segundo o Dieese.
Com apoio do Ministério e Delegacia Regional do Trabalho e Caixa Econômica Federal, a campanha será lançada nesta quinta-feira, às 18h, na Sede do Sindicato, em São Bernardo.
A idéia básica é fazer com que os trabalhadores sem carteira assinada denunciem a situação. A partir daí os sindicatos filiados à CUT na região tentarão resolver o problema diretamente com as empresas, e em último caso, com fiscalizações do Ministério do Trabalho.
Além de dirigentes dos sindicatos do ABC, estarão presentes ao lançamento da campanha o delegado Regional do Trabalho Heiguiberto Navarro (o Guiba, ex-presidente do Sindicato) e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso. Também é aguardada a presença do ministro do Trabalho Jaques Wagner. Você também está convidado.