Carteira assinada: Empregos retomam expansão
O número de postos abertos em fevereiro foi o melhor para o mês. Foram 176.632 novas vagas. Os empregos no bimestre também bateram recorde.
Abertura de vagas batem recordes
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou ontem que em fevereiro foram abertas 176.632 vagas com carteira assinada no País, o que representa um aumento de 0,7% no nível de emprego em relação a janeiro. Foi o maior resultado para o mês no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), que faz a pesquisa diretamente nas empresas.
De acordo com Marinho, a expansão do emprego em fevereiro foi motivada pela recuperação da indústria, o crescimento do comércio e a antecipação da colheita de cana-de-açúcar na região Sudeste. “Para quem esperava uma recuperação mais significativa do emprego somente a partir abril, os números de fevereiro são animadores”, destacou o ministro.
O resultado do mês contribuiu para que o número de postos de trabalho criados no primeiro bimestre do ano também fosse recorde, com 263.248 vagas abertas, contra 239.180 registradas em 2004 (recorde anterior).
Nos últimos 12 meses o emprego formal registra a abertura de 1.327.971 vagas.
Na avaliação de Marinho, o resultado positivo de fevereiro sinaliza que 2006 será melhor que o ano passado.
Setores
O setor de serviços foi o que mais criou vagas em fevereiro, com a abertura de 77.966 postos de trabalho; a agropecuária teve 24.360 novos empregos; a indústria 23.558 postos abertos e a construção civil 14.993. “Esses números indicam o reaquecimento destes setores”, afirmou Marinho.