Carteira de financiamento de veículos cresce 23% em um ano

O saldo de financiamento de veículos novos e usados por meio de CDC atingiu R$ 172,9 bilhões em dezembro, com crescimento de 23,2% em um ano, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pela Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras).

Essa modalidade respondeu por metade das formas de pagamento de automóveis e comerciais leves em 2011. Já as vendas à vista representaram 38% do total.

A carteira de leasing –escolhido por outros 5%– mantém a trajetória de declínio, com queda de 39,3% nesse intervalo, para R$ 27,7 bilhões.

A taxa de inadimplência, considerando atrasos acima de 90 dias, em operações de CDC chegou a 5% do saldo da carteira de crédito, ante 2,5% no final de 2010.

“O consumidor nem sempre está suficientemente bem informado antes de assumir um financiamento, esquecendo-se de que o veículo acarreta outras despesas além da prestação mensal, como IPVA, combustível, pedágio e custos com manutenção periodica”, afirma Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef.

Para os bancos, destaca o executivo, “não é interessante reaver o bem devido à inadimplência, já que, na maior parte das vezes, os veículos retomados chegam depreciados, com débitos de IPVA e multas.

O levantamento mostrou ainda que a média dos planos de venda a prazo oferecidos aos clientes foi de 41 meses em dezembro, ante 44 meses em 2010.

Da Folha Online