Casa Solano Trindade recebe visita do ativista Siyabulela Mandela, bisneto de Nelson Mandela

Educandos e educandas apresentaram uma roda de capoeira e tocaram com violões o hino da África do Sul

Foto: Adonis Guerra

As crianças e adolescentes atendidos pela Casa Solano Trindade da Vila Moraes, em São Bernardo, receberam no último dia 21, a visita do ativista de direitos humanos Siyabulela Mandela, bisneto de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul.

Para o presidente da entidade e CSE na Volks, Charles Aurélio Jesus de Lima, o Tuiuiú, a presença de Siyabulela Mandela no espaço pode ser considerada um marco histórico para a instituição que completará 25 anos no próximo mês.

“A experiência com outras nacionalidades é elemento fundamental para o desenvolvimento de cada criança, adolescente e principalmente dos jovens que vivem hoje a falta de políticas de inclusão. Essa troca renovou as esperanças dos jovens da Vila Moraes, de que é possível ir além”.

Foto: Adonis Guerra

Tuiuiú destacou ainda que, para ir além, o jovem negro precisa ser militante e combativo a cada tentativa de racismo. “Seus olhos precisam também enxergar que para isso não basta apenas construir instrumentos jurídicos, é necessário ser resistente e cobrar medidas das autoridades”.

Durante a visita, os educandos apresentaram uma roda de capoeira e tocaram com violões o hino da África do Sul. “A execução do hino teve um brilho especial com a participação de Siyabulela Mandela, o momento foi emocionante e rendeu lágrimas nos olhos de quem esteve presente. Essa experiência vai ficar na memória das crianças e guardada no coração de cada um e cada uma”.

Como forma de agradecimento, o ativista foi presenteado com um berimbau recebido das mãos das crianças.