Categoria faz arrecadações para tentar reerguer a Lawes

Metalúrgicos na Mercedes e Ford já estão em campanha para ajudar companheiros. Mais fábricas podem aderir o movimento

Os trabalhadores na Mercedes-Benz promoveram no início da semana, na fábrica de São Bernardo, uma arrecadação de alimentos e dinheiro para os companheiros na Lawes, também em São Bernardo, que tentam reerguer a empresa depois que ela teve todos os seus bens penhorados.

“Os metalúrgicos, têm que ser solidários”, comentou Albertino de Freitas, prensista na MBB, ao contribuir.

“Quem está empregado em uma indústria que atravessa uma boa fase deve ajudar os companheiros nas empresas que não estão bem”, completou.

O SUR na Ford já está seguindo o conselho e realiza uma campanha para o pessoal na Lawes com o mesmo objetivo. Os próprios integrantes da representação vão percorrer as áreas para recolher as contribuições até 5 de novembro.


Trabalhadores na Mercedes deram ontem sua contribuição

Dificuldades
“O Sindicato apoia e incentiva as campanhas da categoria para os companheiros na Lawes porque eles demonstram um esforço coletivo fantástico para encontrar uma alternativa de sobrevivência”, afirmou Rafael Marques, vice presidente do Sindicato que acompanha essa luta desde seu início.

São 36 os trabalhadores que tentam trazer de voltar à ativa a fábrica que já foi uma importante produtora de máquinas para a indústria farmacêutica.

Desde outubro de 2008, quando ela foi penhorada, os companheiros que tentam manter a empresa enfrentam inúmeras dificuldades.

Dureza
“Eles têm se virado com algumas poucas encomendas e serviços de manutenção que proporcionam retiradas de R$ 200,00 a R$ 300,00 por mês para cada um”, contou Rafael.
Os companheiros que desejarem organizar arrecadações devem entrar em contato com a vice-presidência do Sindicato, pelo telefone 4128-4281.