Categoria unida no voto
O segundo turno da eleição no Sindicato será nos dias 31 de maio e 1º de junho. A participação maciça dos metalúrgicos garante a representatividade e mantém o Sindicato no caminho das lutas.
2º turno 31 de maio e 1º de junho
Nos próximos dias 31 de maio e 1º de junho tem o segundo turno das eleições no Sindicato. Nesta fase da eleição todo metalúrgico associado vota. Concorre apenas uma chapa, encabeçada pelo presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo. A chapa tem 27 membros escolhidos entre os 244 eleitos para os Comitês Sindicais de Empresa e formará o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal.
A eleição dos Comitês foi a primeira fase da eleição no Sindicato, quando companheiros de 87 fábricas e mais os aposentados foram às urnas no início de abril. Desde 1999 que os comitês representam a nova maneira de organização da categoria, enraizando o Sindicato em cada local de trabalho.
“Nesse tempo fomos colocando em prática tudo o que defendemos agora na reforma sindical que está para ser votada pelo Congresso”, salientou Feijóo, destacando a organização no local de trabalho, o fim da cobrança do imposto e a organização da categoria no Estado e País fora da estrutura oficial (Federações e Confederação da CUT).
“Nosso Sindicato é um dos mais representativos do País. Desta maneira conquistamos o respeito dos patrões, dos governos e da sociedade. É através do voto que ampliaremos essa representatividade e manteremos o Sindicato no caminho das lutas”, disse Feijóo, sobre a importância da categoria debater este modelo de eleição no Sindicato e comparecer em peso às urnas.
Quem vota
Todo metalúrgico com mais de seis meses de associação, maior de 16 anos e com a mensalidade quitada até 30 dias antes da eleição. É necessário um documento de identificação com foto.
Como votar
Como na eleição dos Comitês, haverá urnas fixas em várias fábricas e urnas volantes nas fábricas com menor número de eleitores.