Categoria voltará às urnas nos dias 7 e 8 de maio para o 2º turno

Metalúrgicos do ABC voltarão às urnas dias 7 e 8 de maio para votarem no presidente, Conselho da Executiva da Direção e Conselho Fiscal.

Em convenção realizada na Sede do Sindicato, trabalhadores na Ford aprovam candidatos ao SUR

Os metalúrgicos do ABC voltarão às urnas nos próximos dias 7 e 8 de maio para votarem no presidente, no Conselho da Executiva da Direção e no Conselho Fiscal do Sindicato, no segundo turno das eleições.

 A Comissão Eleitoral registrou uma única chapa inscrita, encabeçada pelo atual presidente, Rafael Marques.

 “É importante que os companheiros repitam e ampliem a participação que tiveram no primeiro turno, quando elegeram os representantes na fábrica”, destacou o diretor Administrativo do Sindicato, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba.

 Para ele, o voto da companheirada é um referendo para as ações da Direção do Sindicato. “Esse apoio é fundamental para garantir nossas conquistas e fortalecer nossas posições nas negociações”, destacou o dirigente.

Eixos

Segundo o diretor, os integrantes da Chapa 1 definiram quatro eixos para nortear o novo mandato da direção. “Nossa atuação nestes próximos três anos será baseada em Trabalho, Cidadania, Educação e Comunicação”, explicou.

 “Esses quatro temas contemplam a expectativa de nos tornar cada vez mais o Sindicato sem fronteiras”, concluiu Barba.

Companheiros na Ford também elegerão os integrantes do SUR

Em Convenção realizada na última quinta, 24, cerca de mil trabalhadores na Ford, em São Bernardo, lotaram o auditório da Sede e aprovaram os integrantes que concorrerão ao Sistema Único de Representação, o SUR.

Sapinho, Bakalhau, Titica, Macedo, Alemão, Claudião, Tubarão, Leonardo, Máskara, André, Marquinho, Sandrinho, Soró, Silvano e João Cayres são os candidatos ao SUR.

“Pela primeira vez, teremos uma eleição simultânea, para a direção do Sindicato e para o SUR”, explicou o coordenador da Representação, Alexandre Colombo.

Segundo o dirigente, os companheiros na montadora deverão votar duas vezes e devem estar atentos a isso.

Unidade

Os 15 membros do SUR tiveram aprovação unânime, durante a Convenção.

“Essa participação é a prova da consciência dos metalúrgicos da base e da unidade para que os dirigentes possam enfrentar qualquer situação. Estão todos de parabéns”, destacou José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, atual coordenador do Sistema Único de Representação.

Saiba quem é Rafael Marques, presidente dos Metalúrgicos do ABC

O paulistano Rafael Marques entrou na Ford de São Bernardo em dezembro de 1986, onde trabalha até hoje. Com 49 anos, é casado, tem um filho e dois enteados. Gosta de passar as folgas com a família. “Sou um cara caseiro”, revela.

“É legal ter um lazer com os amigos, conviver com os companheiros do Sindicato, mas com o tempo ficando cada vez mais escasso, priorizo minhas horas vagas para ficar em casa, que é meu porto seguro”, prossegue.

Quando dá, o lazer preferido é a música. “O primeiro disco que comprei foi Dark Side of the Moon, do Pink Floyd”, conta. Também gosta de futebol – é corintiano.

No momento, está lendo Os Irmãos Karamazov, do escritor russo Fiódor Dostoiévski.

Não baixar a guarda

No campo sindical, uma das maiores preocupações de Rafael no momento são os avanços na discussão sobre política industrial, tema que a imprensa “com foco mais financista” olha a contragosto.

 “O combate à inflação é muito importante, mas não massacrando o emprego, tirando direitos e reduzindo renda das pessoas… Esse debate está vencido. Mas não podemos baixar a guarda, senão essa tese volta”, alerta.

Da Redação