CDES realiza Colóquio Educação Profissional e Inovação no dia 12 de agosto

Evento aprofundará debate sobre os rumos da educação profissional, técnica e tecnológica diante das perspectivas econômicas e sociais do país

O Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República realiza no próximo dia 12 de agosto, em Brasília, o Colóquio Educação Profissional e Inovação. O objetivo do evento é promover o aprofundamento do debate sobre os rumos da educação profissional, técnica e tecnológica diante das perspectivas econômicas e sociais do país, com foco nos desafios para a formação de trabalhadores para a sociedade do conhecimento e para a inovação.

A abertura do evento será feita pelos conselheiros Clemente Ganz Lúcio, Antoninho Trevisan e pelo Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias. A primeira Mesa do evento debaterá as “Políticas  e sistemas de formação para a inovação” e contará com as presenças de Ronaldo Mota (Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT), Eliezer Moreira Pacheco (Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC) e Alberto Borges de Araújo (Assessor da Direção Geral do SENAI – Departamento Nacional). Na parte da tarde, o tema será “Desafios para a formação de trabalhadores para a inovação” e conta com os seguintes palestrantes: Dora Montenegro (Diretora de Projetos e Ações Sociais do Instituto Internacional de Neurociências de Natal); Jacques Marcovitch (Câmara Americana de Comércio – AMCHAM); Tatiana Deane Abreu de Sá (Diretora-Executiva da EMBRAPA); Eduardo Leão (Diretor-Executivo da ÚNICA) e Elio Neves (Presidente da FERAESP).

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www. cdes.gov.br e as inscrições podem ser feitas pelo email cdes@planalto.gov.br.

Observatório da Equidade
O  Observatório da Equidade é um espaço de análise da realidade brasileira a partir do esforço para identificar as desigualdades, interpretando-as como iniquidades. Seu objetivo central é aportar instrumentos ao Conselho e à sociedade brasileira para acompanhar o enfrentamento do problema das desigualdades no País.

Atualmente, duas políticas são objeto de observação do Observatório da Equidade: a política educacional e a tributária. No que diz respeito à política educacional, o desafio do Observatório é identificar e acompanhar os fatores relacionados às desigualdades na educação brasileira e construir proposições para que o Estado e a sociedade civil promovam iniciativas visando ampliar o nível de escolaridade da população, melhorando o desempenho do sistema educacional.

Educação Profissional
Em 2008, foi criado o Grupo de Trabalho Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, demonstrando a prioridade atribuída pelo CDES ao tema da formação de trabalhadores para o desenvolvimento. O GT já realizou várias reuniões com a Secretaria Executiva da Política de Desenvolvimento Produtivo, com a ABDI, Sistema S, BNDES, SETEC/MEC, DEQ/MTE, entre outras atividades.

Em 05 de novembro de 2009 o GT realizou o Colóquio Tendências e Desafios da Formação de Trabalhadores para o Desenvolvimento Brasileiro para debater o diagnóstico da educação profissional, técnica e tecnológica e as perspectivas de demanda de trabalhadores para o desenvolvimento, com foco na prospecção.

Como resultado, foram construídas pelos participantes do Colóquio recomendações para o desenvolvimento da educação profissional, registradas em documentos do CDES, a partir das quais faz-se necessário avançar no debate sobre a importância do fortalecimento e de uma maior articulação das políticas públicas e privadas de formação de trabalhadores e os rumos desejáveis para suprir as demandas que emergirão no processo de desenvolvimento nacional, para subsidiar posicionamentos do CDES sobre este tema.
 
GT Educação Profissional, Técnica e Tecnológica Colóquio Educação Profissional e Inovação
Data: 12/08/2010
Horário: 09h30 às 16h30
Tema: Formação de trabalhadores para inovação: um diálogo necessário
Endereço: Auditório da Confederação Nacional da Indústria – CNI – Setor Bancário Norte Quadra 01 bloco C, Ed. Roberto Simonsen, subsolo – Brasília – DF