Ceará vai dar entrada em projeto do polo automotivo no Governo Federal

O Governo do Ceará vai dar entrada no projeto do polo automotivo para Horizonte, no Ceará, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para que a produção de carros inicie no segundo semestre de 2025. É que pela nova lei do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) todo projeto tem de ter ciência do MDIC para ser oficializado. Esse é o segundo passo rumo à implementação do polo.

Da parte do governo já houve desapropriação de área e há três empresas contratadas, de nacionalidades norte-americana e chinesa, cujos anúncios dos nomes serão realizados a partir de janeiro do próximo ano. As informações foram repassadas por Danilo Serpa, diretor presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), ao O POVO.

Atualmente, o polo automobilístico em Horizonte, no Ceará, tem planos de expansão para além dos 11,89 hectares que delimitam o terreno da antiga Troller, fechada em 2021 pela Ford. É que o governador do Ceará solicitou ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) uma área do órgão, cujo tamanho ampliaria o complexo para mais de 100 hectares (cerca de 140 campos de futebol). O espaço da fábrica fica localizado no bairro Catolé, mais precisamente no Km 37.7 da rodovia federal BR-116.

Em nota, o Dnocs informou que já recebeu solicitação do Governo do Ceará sobre a cessão do terreno. “O Dnocs informa ainda que manifesta interesse em atender ao pleito do Governo Estadual, e que o processo já se encontra em andamento.” Dentre as negociações, a concessionária de carros elétricos BYD (Build Your Dreams) estuda eventual atuação no polo, após diálogo com o governador, o qual tem sido “incansável” para apresentar o potencial do Estado, os incentivos fiscais e a capacidade local de atração industrial. As informações são do vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.

Do O POVO