Central de Trabalho de São Bernardo supera meta de colocação neste ano
Meta estipulada pelo Ministério do Trabalho era 1.664 colocados para esse período; segunda etapa prevê 5.425 colocados em um ano
Amanda Perobelli |
A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo inseriu 1.677 pessoas no mercado de trabalho com carteira assinada neste primeiro quadrimestre de atividade. O número foi atingido dia 19 de abril, antes mesmo de finalizar o mês.
A meta estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego era 1.664 colocados para esse período de funcionamento da Central, inaugurada em dezembro do ano passado por intermédio de um convênio firmado entre a Administração e o Governo Federal. No entanto, devido ao período de festas de final de ano, o quadrimestre começou a ser considerado a partir de janeiro.
De acordo com a gerente da CTR, Cristiane Oliveira, o resultado é fruto do empenho da Prefeitura, da equipe e de alguns parceiros que disponibilizaram vagas na Central, entre os quais nomes como Carrefour, Atento, Lojas Americanas, Marba, Torra & Torra, Kalunga e Mc Donalds.
Essas metas são estabelecidas considerando principalmente o número de habitantes do município onde o serviço já foi implantado, bem como a avaliação do comportamento do mercado de trabalho por parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Para a segunda etapa do convênio, a projeção é mais ambiciosa: chegar a 5.425 colocados no período de um ano.
“O esforço do governo municipal e a percepção dos trabalhadores e empregadores quanto às oportunidades e qualidade do serviço prestado, certamente justificam o bom desempenho da CTR”, cita o diretor do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Tadashi, responsável pela unidade.
Um dos beneficiados foi o auxiliar de produção Antonio Matias de Assis, de 32 anos, casado e morador da Vila São Pedro. Ele fez o cadastro na CTR no início do ano, passou na seleção e há um mês foi contratado para trabalhar na Frigorífico Marba, em São Bernardo. “Estou muito contente porque aqui ganho mais e tenho oportunidade de crescer. Pretendo fazer curso de empilhador e me desenvolver junto com a empresa”, comenta.
Oportunidade
A Central de Trabalho e Renda conta com 250 empresas parceiras e atende em média 350 pessoas por dia. São 12 atendentes e seis assistentes operacionais.
Além da captação de vagas, a agência oferece estágios em conjunto com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), habilitação de seguro-desemprego, expedição da carteira de trabalho e atendimento do Cerest ( Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Em breve a unidade terá ainda uma sala da Economia Solidária, cursos de qualificação profissional e um correspondente bancário Caixa Aqui, da Caixa Econômica Federal.
A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Para se cadastrar é necessário apresentar carteira de trabalho, RG e CPF. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a quinta, e às sextas, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é o 4128-1230.
Do ABCD Maior