Central nasceu em São Bernardo

 

Arquivo

1º CONCLAT

A CUT, Central Única dos Trabalhadores, foi fundada em 28 de agosto de 1983 em São Bernardo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT).

O CONCLAT reuniu 5.059 delegados, de 912 entidades (335 urbanos, 310 rurais, 134 associações pré-sindicais, 99 associações de funcionários públicos, 5 federações, 8 entidades nacionais e confederações), que lotaram o Pavilhão Vera Cruz e imprimiram um capítulo importante da história do País.

Jair Meneguelli, presidente do Sindicato, na época, foi eleito para comandar a direção colegiada da entidade que acabara de ser criada. Um ano depois, o metalúrgico se tornou o primeiro presidente da CUT.

Conjuntura
De 1964 a 1985 o Brasil viveu sob o regime militar, caracterizado pela falta de democracia, supressão dos direitos dos trabalhadores, perseguição política, repressão, censura e tortura.

Porém, do final da década de 1970 até meados dos anos 1980, iniciou-se no País um amplo processo de reestruturação da sociedade.

Este período registra, ao mesmo tempo, o enfraquecimento da ditadura e a reorganização de inúmeros setores da sociedade civil, que voltam aos poucos a se expressar e a se manifestar publicamente.

Neste cenário de profundas transformações políticas, econômicas e culturais, protagonizadas essencialmente pelos movimentos sociais, surge o chamado “novo sindicalismo”, a partir da retomada do processo de mobilização da classe trabalhadora.

Estas lutas, que tiveram início com a greve na Scania, em São Bernardo, em 1978, uniu as direções sindicais contrárias ao sindicalismo oficial e deu origem à Central Única dos Trabalhadores.

A CUT é, assim, resultado da luta de décadas de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade pela criação de uma entidade única que os representasse e significa mais do que um instrumento de luta e de representação real da classe trabalhadora, mas um desafio de dar um caráter permanente à presença organizada dos trabalhadores na política nacional.

SAIBA MAIS
CUT realizará maior congresso de sua história

Da Redação