Centro de Formação dos Profissionais da Educação passará por reformas

Maior parte dos problemas constatados em laudo técnico, como infiltrações e drenagem, são provenientes de erros durante a construção

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Obras, fará a reforma de todo o complexo do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), incluindo parte elétrica, estrutural, cobertura, drenagem e contenção. A obra tem previsão de início no segundo semestre e atenderá às necessidades apontadas em laudo técnico entregue neste mês por uma empresa contratada pela Secretaria de Obras.

A Secretaria de Educação e Cultura informou que o laudo aponta que a maior parte dos problemas encontrados é proveniente de erros de execução da construtora que ergueu o imóvel. Como a empresa faliu, a Prefeitura terá de assumir os custos da reforma, apesar de a obra ainda estar na garantia, que é de cinco anos – o Cenforpe foi entregue em setembro de 2004.

A primeira etapa da obra será a revisão completa de toda a rede elétrica do complexo. Também será necessária a adequação da estrutura. A arquiteta Vera Ribeiro, consultora de Obras da Secretaria de Educação, disse que a iluminação da passarela externa coberta, por exemplo, está ligada direto à rede pública de energia, ficando acesa durante toda a noite e madrugada. “Isso gera um gasto desnecessário de energia elétrica e é um custo a mais para os cofres públicos, pois não tem como desligar”, explica. O imóvel tem ainda outros itens fora de norma.

Junto com a rede elétrica, que já está com o projeto em fase de elaboração, também será construído um muro de contenção no terreno que fica nos fundos da EMEB do Cenforpe, que cedeu devido às fortes chuvas.

Outro problema apresentado é a drenagem do terreno onde o empreendimento foi construído. Como o solo do local possui uma característica natural de acúmulo de água, por ser uma área de nascentes, é necessário fazer o redirecionamento desse fluxo de água para evitar a infiltração nos prédios e nas fiações subterrâneas. Entre os locais afetados pelo problema na drenagem estão a arquibancada do auditório, a sala de vídeo e a biblioteca, que apresentam vários pontos de infiltração.

Na parte estrutural, será preciso fazer um reparo na parede de fachada do prédio da capacitação. No entanto, segundo Vera Ribeiro, não há risco de abalo ou desabamento. Também será feita a revisão da estrutura do prédio do alojamento, devido à grande infiltração por problemas de execução no telhado. Também estão incluídos o tratamento na estrutura de cobertura do telhado do prédio de apoio, que tem pontos de corrosão, além de estudos de acessibilidade dos prédios da capacitação e construção de rampas nos locais onde só há escadas para o acesso.

Em junho, a Prefeitura fez a troca das calhas no telhado do prédio do alojamento que comprometiam a estrutura. O reparo, em caráter emergencial, foi feito por meio de contrato de manutenção da Secretaria de Educação.

Da Prefeitura de São Bernardo