Centro de Pesquisa Aplicada da Toyota é inaugurado em São Bernardo

(Foto: Adonis Guerra)

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, participou na tarde de segunda-feira, dia 22, da inauguração do 1º Centro de Pesquisa Aplicada da Toyota, em São Bernardo.

A montadora japonesa investiu R$ 46 milhões para instalação da nova estrutura dentro do complexo industrial do ABC.

Durante a cerimônia, que reuniu os 1.400 trabalhadores na planta do ABC e também em outras unidades, como Itu, Soro­caba e Porto Feliz, o presidente destacou o Regime Automotivo como a principal política de incentivo à indústria automotiva.

“O fortalecimento de áreas, como engenharia, desenvolvimento e pesquisa e ferramentaria, é derivado das diretrizes do Inovar -Auto”, afirmou.

“Esse programa pelo qual lutamos a partir de 2011, criou um período de oportunidades para a indústria automotiva brasileira e possibilitou investimentos em eficiência energética”, completou.

(Foto: Adonis Guerra)

Segundo ele, a dedicação dos integrantes do CSE e da CIPA e de todos os trabalhadores foi fundamental para que o renasci­mento da Toyota na cidade fosse uma realidade.

“O lançamento do Centro, que permite autonomia no desen­volvimento de projetos, e toda a revitalização da fábrica de São Bernardo comprova que o caminho adotado pela Toyota, seus dirigentes no Brasil e no Japão e o esforço dos trabalhadores está sendo recompensado”, avaliou Rafael.

“Não vai faltar energia e disposição do Sindicato para que todos continuem avançando”, concluiu.

(Foto: Adonis Guerra)

O vice-presidente corporativo da Toyota no Brasil, Percival Maiante, ressaltou a capacidade da empresa de se reinventar e agradeceu o presidente dos Metalúrgicos do ABC.

“Investir é um ato de coragem daqueles que acreditam no futuro do País. Espero que o trabalho conjunto que fizemos sirva de exemplo”, disse Maiante.

O presidente da Toyota no Brasil, Koji Kondo, anunciou que a planta será aberta à visitação de escolas e da comunidade local, para educação ambiental e exposição dos processos de desenvol­vimento de tecnologia híbrida.

“Com isso, reafirmamos nosso compromisso e contribuição com a sociedade brasileira”, finalizou.

No encerramento da cerimônia, o presidente do Sindicato, o prefeito Luiz Marinho e representantes da empresa, do governo estadual e federal, plantaram três árvores, duas cerejeiras e um ipê amarelo.

O gesto é uma tradição oriental e significa, entre outras coisas, a renovação e a esperança.

Da Redação