Centro de Pesquisa da Saab em S.Bernardo terá mais dois projetos
Representantes da cidade sueca de Linköping estão em visita ao município do ABCD
Autoridades suecas da cidade de Linköping, executivos da empresa sueca Saab e um representante da Universidade de Linköping se reuniram nesta terça-feira (15/02) com técnicos e secretários da Prefeitura de São Bernardo no ABCD para discutir projetos que deverão ser executados pelo Centro de Pesquisas Aeroespaciais da Saab em São Bernardo através de uma parceria com a universidade e a prefeitura da cidade sueca. O centro de pesquisa da Saab deverá operar a partir de maio.
Entre os projetos que a unidade de pesquisa sueca-brasileira deverá realizar ainda neste semestre está a implantação de um sistema com sensores para a detecção da qualidade e a distribuição da água na cidade. Além disso, deverá ocorrer também a implantação de um sistema de mapeamento fotográfico digital em três dimensões em São Bernardo.
O projeto tridimensional tem como objetivo identificar as zonas de área de risco da cidade e regiões que apresentam problemas de planejamento urbano. Como o estudo será realizado através de uma parceria entre as prefeituras das duas cidades e contará com a colaboração do centro de pesquisa, não haverá custos para o poder público de São Bernardo.
De acordo com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Ronaldo Tadeu, os suecos possuem conhecimento avançado em diversas tecnologias e com o acordo de cooperação entre as duas cidades, além desses dois projetos, outros poderão ocorrer. “Os representantes suecos estão em visita a São Bernardo para que possamos avançar nos processos de constituição do Centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Nossa expectativa é de que os técnicos de São Bernardo e os suecos possam elaborar os próximos planos de ação na cidade”, disse.
A Secretária de Relações Internacionais de Linköping, Kerstim Reimstad, ressaltou que as autoridades suecas estão ansiosas para que os projetos em São Bernardo comecem a ser executados rapidamente. “Nosso objetivo nesta semana é chegar a soluções concretas e resultados positivos”, afirmou.
Após reuniões ocorridas na manhã desta terça-feira (15/02), as autoridades suecas participaram de um city tour pelos centros comerciais da cidade. Já nesta quarta-feira (16/02), pela manhã, as equipes técnicas das duas cidades se reencontram para fazerem um passeio de reconhecimento pela represa Billings. À tarde, haverá um workshop para discutir o planejamento e atividades relacionadas ao centro de pesquisa da Saab.
A empresa sueca já havia anunciado, no fim do ano passado, que o centro de pesquisas também realizaria um projeto no setor de radar e proteção de fronteira e outro com foco na área de vigilância.
Investimento na Região
O presidente da empresa sueca, Hakan Buskhe, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) anunciaram, no final de setembro de 2010, a criação do centro de pesquisa no município. Buskhe afirmou que serão investidos, aproximadamente, US$ 50 milhões no projeto nos próximos cinco anos. A criação do centro de pesquisa independe da empresa ganhar a licitação F-X2, que determina a compra de 36 caças supersônicos para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira).
A indústria sueca disputa o negócio bilionário com a francesa Dassault e a norteamericana Boeing. O centro de pesquisa na Região está vinculado à oportunidade de exportar tecnologia da Região para o mundo.
O caça supersônico, produzido pela Saab, é considerado o mais adequado pela FAB e representa a opção menos onerosa para o governo federal. Uma das propostas da indústria sueca é aproveitar o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva do ABCD para instalar um polo aeronáutico em São Bernardo e concentrar a produção de peças da aeronave na Região.
Do ABCD Maior