Centros Públicos têm 3.942 vagas de emprego

As centrais de trabalho do ABCD têm 3.942 vagas de emprego abertas para toda Região. Santo André oferece 1.777 vagas, seguida por São Bernardo (827), Mauá (489), São Caetano (453), Diadema (168), Rio Grande da Serra (133) e Ribeirão Pires (95).

O número de vagas por cidade aparece elevado algumas vezes devido às suas respectivas centrais computarem vagas dos centros dos demais municípios.

Todas as cidades da Região estão cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego, de modo que todas as oportunidades do ABCD podem ser acessadas pelos candidatos em cada centro.

Todas as vagas da Região podem ser consultadas no maisemprego.mte.gov.br num dos locais onde também é possível saber mais sobre exigências para cada vaga, como sexo, escolaridade ou experiência profissional.

Diadema não informou as funções cadastradas no CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) do município com o maior número de vagas.

Santo André

O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) do município ressalta que as funções com maior disponibilidade são as de telemarketing, promotor de vendas, ajudante de cozinha e operador de caixa e de loja.

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) da cidade oferece 20 oportunidades de estágio, sendo duas para estudantes do ensino médio, uma para técnico em eletrônica, oito para o curso superior de administração de empresas, quatro para pedagogia, duas para educação física e uma cada para direito, engenharia mecânica e fisioterapia.

São Bernardo  

As funções com maior número de oportunidades oferecidas pela CTR (Central de Trabalho e Renda) são as de operador de telemarketing com 80 vagas, sendo 60 para apenas atender ligações e as demais para fazer chamadas também. Das 60 vagas, 20 são para pessoas com deficiência, com nanismo, deficiência na visão e/ou membros superiores e inferiores. Dessas, 10 exigem saber falar mais de uma língua.

A central também informa que oferece orientação profissional todas as terças-f

eiras, às 10h, para os trabalhadores que se inscrevem na central para as vagas. É ensinado a montar um currículo, por exemplo, e discutido saúde bucal e higiene pessoal para se apresentar adequadamente nas entrevistas.  

Mauá  

As vagas com maior disponibilidade do CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) da cidade são as de operador de telemarketing para atender e receber ligações (60), atendente de lanchonete (40), auxiliar de limpeza (32) e auxiliar

de linha de produção (23). Ajudante de carga e descarga de mercadoria, conferente de mercadoria e pedreiro aparecem logo atrás com 20 vagas cada uma.

São Caetano  

Há mais vagas no Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) para atendente (93), operador de caixa (72), vendedor (46) e atendente de drogaria (30).

Rio Grande da Serra  

Há maiores vagas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para auxiliar de linha de produção e servente de obras (10 cada), auxiliar de limpeza (6) e operador de máquinas e aprendiz paulista (cinco em cada função).  

Ribeirão Pires

Entre o maior número de vagas no PAT há 40 para atendente de central de telemarketing e seis para auxiliar de serviços gerais. Cozinheiro industrial, funileiro de veículo, meio oficial de cozinha e surpevisor de refrigeração tê duas vagas cada.

Os moradores que precisarem os serviços da central devem se dirigir ao PAT de Ouro Fino Paulista. A sede administrativa do posto encontra-se fechada para a transferência dos serviços para o PAF (Posto Atende Fácil), que será inaugurado no próximo dia 29, na Avenida Capitão José Gallo, perto do terminal rodoviário do município. O novo local contará com outros serviços, como o do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).

Endereços das centrais e contato

Santo André (CPETR)– Fica na Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699  e 4979-3615.  Horário de funcionamento: das 7h30 às 16h de segunda à sexta-feira.

São Bernardo (CTR) – Rua Marechal, 2.316, Centro. Horário de funcionamento: 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas. Tel: 4128-1230.

Mauá (CPTR) – Rua Manoel Pedro Junior, 45 – Vila Bocaina. Tel: 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

São Caetano (Cemeq) – Fica na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. Informações pelo e-mail [email protected] e pelo telefone 4227-7653.

Diadema (CPETR) – Rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel – n° 101, Centro. 

Funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. As consultas às vagas, o cadastro e outros serviços podem ser realizados pessoalmente ou através do site maisemprego.mte.gov.br. Há limites de senhas na central. Tel: 4053-3570.

Rio Grande da Serra (PAT) – O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) fica na Rua do Congresso, nº 700, Bloco D, Jardim Progresso. Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações: 4820-8012.

Ribeirão Pires (PAT) – Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Atendimento: das 8h30 às 16h30h, de segunda à sexta-feira.  Mais informações: 4827-0216.