Chery quer produzir em Jacareí (SP), mas ainda negocia fábrica com a Caoa

Após 6 anos vendendo carros junto com o Grupo Caoa, a Chery prepara-se para lançar duas novas marcas no país por conta própria, a Omoda e a Jaecoo. A aposta é grande, pois a fabricante chinesa quer produzir veículos no Brasil em 2025 e a meta é usar a fábrica em Jacareí (SP), que foi inaugurada em 2014. Só que isto está travado em uma negociação com a Caoa para conseguir voltar a operar o complexo, atualmente fechado.

A fabricante revelou os planos para o Brasil, reiterados recentemente pela empresa. Serão 40 concessionárias no país, que iniciarão a operação em 2024 e três SUVs serão lançados no primeiro ano: o Omoda C5 e os Jaecoo J7 e J8. O passo seguinte será a produção nacional, para que vire um hub para atender toda a América Latina.

Em uma conversa com Shawn Xu, vice-presidente da Chery International e CEO da Omoda/Jaecoo, o executivo deixou claro que o objetivo é usar o complexo em Jacareí (SP). “Queremos produzir no Brasil em Jacareí, queremos investir na fábrica”, declarou Xu, após ser questionado sobre os planos de fabricação da Omoda e Jaecoo no país. “Mas há uma disputa com a Caoa que nos impede. Se necessário, faremos outra fábrica no Brasil, porém ainda vamos tentar usar Jacareí.”

 E se a negociação com a Caoa não der certo? Segundo Xu, a Chery buscará uma alternativa, procurando o melhor local para erguer uma nova fábrica se for necessário. O executivo não quis cravar qual poderia ser o plano B, reafirmando que irão brigar por Jacareí até o final. Seja como for, o cronograma é iniciar a produção no Brasil somente em 2025. Caso seja necessário construir uma nova fábrica, o mais provável é que o complexo só inicie a operação mais para o final do ano.

Do Motor1