Chevrolet Onix volta a ser produzido após paralisação por enchentes no RS

Atividades na fábrica de Gravataí foram retomadas em turno único desde o início da semana

Paralisada desde o dia 2 de maio em razão das fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, a produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus foi novamente retomada no início da semana. De acordo com o sindicato local dos metalúrgicos, as atividades na fábrica Gravataí voltaram em regime de turno único e envolvem aproximadamente 1.000 funcionários.

Posteriormente, com o avanço dos trabalhos de reabertura de estradas e vias no estado, o segundo turno de produção também será retomado. A expectativa é buscar normalizar as operações até o final da próxima semana.

Além da fábrica da Chevrolet, a situação de calamidade do estado tem afetado diversos outros integrantes da cadeia automotiva. Além de veículos, o Rio Grande do Sul produz peças para fábricas instaladas em outras regiões do Brasil, o que tem causado preocupações sobre desabastecimento. O estado concentra fornecedores de freios e implementos rodoviários para caminhões e ônibus.

Do ponto de vista de vendas, a catástrofe climática também tem gerado consequências significativas. O estado gaúcho comercializa mensalmente algo em torno de 10.000 unidades, mas as vendas caíram para zero desde o dia 7 de maio. Ao todo, o Rio Grande do Sul é responsável por de 5% das vendas nacionais de veículos e deixará de comercializar 12.000 unidades nos próximos dois meses.

Do Motor1