China planeja fusão de montadoras estatais para impulsionar veículos elétricos
O governo chinês incentivará a reestruturação e a consolidação entre as principais montadoras estatais, que têm lutado para acompanhar a mudança para veículos elétricos, disse um funcionário do governo na terça-feira. Gou Ping, vice-presidente da Comissão de Administração e Supervisão de Ativos Estatais do Conselho de Estado, fez os comentários em um fórum de veículos elétricos em Pequim.
A comissão supervisiona cerca de 100 empresas estatais “centrais”, incluindo o China South Industries Group, que é dono da Chongqing Changan Automobile; Dongfeng Motor Corp., controladora do Dongfeng Motor Group; e China FAW Group. Gou disse que o realinhamento visa concentrar recursos de desenvolvimento e fabricação para melhorar a competitividade das montadoras globalmente.
À medida que os mercados estrangeiros se tornam cada vez mais cautelosos com os veículos elétricos chineses de baixo custo, o governo chinês busca incentivar as empresas a melhorar a qualidade dos veículos e competir de forma mais eficaz. Changan e Dongfeng disseram em fevereiro que suas respectivas controladoras estão planejando uma “reestruturação” com outra empresa estatal central. Nenhuma delas identificou a outra empresa em questão, gerando especulações de que pretendem se fundir.
Changan, Dongfeng e FAW firmaram em 2017 uma parceria no desenvolvimento de elétricos e passaram a cooperar mais estreitamente desde então, com executivos se revezando entre as três empresas. Foi sugerido que a FAW poderia estar envolvida na especulada parceria Changan-Dongfeng.
Do Valor Econômico