China responde por 67% das vendas globais de elétricos e híbridos plug-in

De janeiro a agosto de 2024 foram vendidos mais de 9,3 milhões de eletrificados plug-in no mundo todo

Em 2024, as vendas globais de veículos atingiram 58,24 milhões de unidades até agosto, com os veículos elétricos e híbridos (NEVs) representando 16,1% do total. A China dominou o mercado de NEVs, com 67% das vendas globais até agosto, chegando a 73% entre julho e agosto. Elétricos puros (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs) concentraram 10,4% e 5,7% do mercado, respectivamente.

A participação da China no mercado global de veículos elétricos puros apresentou flutuações nos últimos anos. Entre 2017 e 2018, a China detinha cerca de 60% do mercado, mas em 2020 essa fatia diminuiu para 48%. A partir de 2021, no entanto, houve uma recuperação expressiva, com a participação chinesa saltando para 65% em 2022 e estabilizando-se em torno de 62% em 2023 e nos primeiros oito meses de 2024, consolidando seu domínio global nesse segmento.

Paralelamente, as montadoras chinesas têm ampliado significativamente sua presença no mercado global de veículos elétricos a bateria. A BYD, líder do setor na China, viu sua participação global crescer de forma consistente, passando de 7% entre 2017 e 2021 para 18,5% em 2024. A Geely, outra grande fabricante chinesa, também expandiu sua participação, saltando de 4% em 2019 para 8% em 2024.

O mercado global de híbridos plug-in também tem apresentado mudanças significativas nos últimos anos, com a China dominando o setor. Em 2019, a China detinha 41,9% da participação global, mas essa porcentagem caiu para 24,6% em 2020. No entanto, a partir de 2021, houve uma recuperação notável, com a China alcançando 55,5% de participação em 2022 e 68,9% em 2023. Em 2024, a liderança da China no mercado de híbridos plug-in continuou a crescer, atingindo 77% nos primeiros oito meses do ano. No terceiro trimestre, a participação chinesa chegou a impressionantes 82,8%.

Do CarNewsChina