China supera Europa e já recicla 99% dos materiais de baterias EV
Novos padrões e técnicas permitem reaproveitar quase totalmente lítio, cobalto, níquel e manganês
Com o aumento global da mobilidade elétrica, o desafio de tornar as baterias de veículos elétricos (EVs) sustentáveis não se limita apenas à produção, mas também a reciclagem eficiente de seus materiais. As baterias representam os componentes mais complexos, caros e ambientalmente impactantes de um carro elétrico, e a extração de lítio, cobalto, níquel e terras raras é cada vez mais questionada do ponto de vista ético e ambiental.
A China, maior produtor mundial de baterias, mostra avanços significativos nesse campo. Segundo reportagens do CarNewsChina e dados da IT-Home, empresas chinesas já conseguem recuperar até 99,6% de níquel, cobalto e manganês, e 96–98% de lítio. Esse nível de recuperação supera as metas da União Europeia, que prevê alcançar cerca de 90% de recuperação para metais críticos apenas no final da década.
O progresso chinês se deve a padrões nacionais rigorosos de reciclagem de baterias implementados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) e à atuação de grandes players como a CATL, líder mundial na produção de baterias. Sua subsidiária, Guangdong Brunp Recycling Technology, opera mais de 200 unidades de reciclagem e planeja expandir a capacidade para 1 milhão de toneladas de baterias descartadas.
Além de baterias automotivas, os padrões chineses também se aplicam a baterias de armazenamento de energia, aplicações marítimas e outros usos industriais, promovendo um modelo de economia circular que reduz a dependência da mineração e diminui o impacto ambiental. O país também participa ativamente da padronização internacional do setor, com cerca de 40 especialistas chineses colaborando em comitês técnicos internacionais para definir diretrizes globais sobre reciclagem e reutilização de baterias, incluindo avaliação de desempenho e classificação para segunda vida.
Do InsideEVs