Chinesa Geely apresenta caminhão movido a metanol

A Geely, fabricante chinês dono de marcas como Volvo e Lotus, entre outras, apresentou um caminhão conceitual que será um rival direto do Tesla Semi. Contudo, diferente do caminhão de Elon Musk, que basicamente é elétrico, o chamado “Homtruck” promete ser mais versátil ao usar também extensor de alcance e uma versão com metanol.

Produto da Farizon Auto, marca de caminhões lançada pela Geely, o Homtruck terá baterias modulares que podem ser adicionadas ou removidas facilmente. A tecnologia permitirá que o cliente possa aumentar ou reduzir a autonomia dos caminhões e até compartilhar as células entre os veículos da frota.

O Homtruck tem ainda uma plataforma que permite adicionar um extensor de alcance com motor a combustão para ampliar o alcance do veículo. No entanto, o que chama atenção mesmo é a versão híbrida movida por metanol. Como se sabe, a Geely decidiu usar esse combustível para mover frotas de táxis na China. Diferente do etanol, o metanol é altamente tóxico e já foi usado no Brasil por algum tempo como combustível.

Comum em carros de competição nos EUA, o produto agora é alternativo na China. Como um dos alvos da Geely, com a Farizon Auto, é o mercado norte-americano, o metanol não será um problema para abastecimento, assim como na China. Coreia do Sul, Japão e Europa são outros mercados que o Homtruck estará, mas não se sabe se usando metanol. Há também a versão 100% elétrica, que será oferecida em alguns lugares.

Do Notícias Automotivas