Chineses impulsionam concessionárias, que superam as 8 mil no Brasil

Em um ano foram abertas 1 mil 125 concessionárias no Brasil, segundo anotou a Fenabrave, que representa o setor de distribuição. O presidente Arcélio Júnior afirmou, na abertura do 33º Congresso Fenabrave, na quarta-feira, 27, no São Paulo Expo, que estão em operação 8 mil 225 revendas, somados todos os segmentos – automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e máquinas agrícolas. É o maior número da história.

A chegada de marcas chinesas, como BYD, GWM e GAC, ajudou a impulsionar o setor, de acordo com o presidente. E existem mais empresas interessadas, formando as suas associações de marca, que ajudarão a tornar este recorde ainda maior. “Temos atualmente 58 associações de marca no nosso quadro de associados. Não fazemos restrições com relação à origem, o que pedimos apenas é a isonomia, que todos tenham igualdade de competição.”

O presidente da Fenabrave pondera, entretanto, que o mercado não cresce na mesma proporção e a que competição está cada vez mais acirrada. Estudos recentes encomendados pela entidade indicam que o recorde de vendas do setor, alcançado em 2011, com mais de 5 milhões de veículos vendidos, será igualado apenas em 2032.

Durante seu discurso, na abertura do evento, Arcélio Jr destacou o trabalho conjunto com o governo federal, que resultou no programa Carro Sustentável. Na primeira quinzena de agosto as vendas dos modelos habilitados ao plano somaram 42,7 mil unidades, avanço de 23,1% sobre o mesmo período de julho e de 14,1% com relação aos primeiros onze dias úteis de agosto de 2024.

Da AutoData