Cidade da Criança reabre em São Bernardo com 40 mil pessoas

Depois de reformada pela Prefeitura, o primeiro parque temático volta à atividade após permanecer cinco anos fechada ao público. Local é ponto turístico do ABC e do Estado

40 mil pessoas participam de reabertura da Cidade da Criança

 

A Cidade de Criança, primeiro parque temático do Brasil, foi reaberta neste domingo (17/1). Após cinco anos fechada, e depois de várias reformas realizadas pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, cerca de 40 mil compareceram ao espaço, instalado no bairro Jardim do Mar.

Uma programação especial foi preparada para a festa de reabertura, que contou com apresentações dos grupos Batucantando, Balaio Brasileiro, Karallargá e Integrarte, os performáticos do Circo Nosoutros, além da Orquestra Filarmônica Jovem de São Bernardo, que realizou a abertura do evento. A programação incluiu ainda cama elástica, atividades de práticas orientais e origami para crianças e adultos.

Fechada em outubro de 2005 devido às péssimas condições do local, a Cidade foi reaberta sem condições para atender ao público em 2008. Nos últimos oito meses o parque ficou fechado para reforma e foram concluídas as pendências de obra civil, refeitas as instalações elétricas e feita a adaptação para acessibilidade, entre outras intervenções. Além disso, foram recuperados os brinquedos e equipamentos como o Eldorado, que tinha ausência de sistema de sonorização, e resolvidos problemas na cúpula da estrutura do Planetário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, disse que a reabertura do parque tem grande importância para o desenvolvimento do turismo na cidade. “Muitas pessoas de outros municípios e estados visitaram a Cidade da Criança. São 40 anos de histórias de diversas famílias que traziam seus filhos para cá. Um espaço como este tem que ser resgatado e preservado”.

Jefferson revela que as intervenções pelas quais o parque passou antes de sua reabertura tiveram o objetivo de resgatar o conceito original da Cidade, ou seja, um espaço que oferece lazer de qualidade para toda a família. Além disso, as obras procuraram garantir a acessibilidade para todos os visitantes.

Entre as atrações disponíveis às crianças e adultos estão a Estação de Trem Redenção, Memorial Cidade da Criança, Teatro Amazonas, Carrossel, Gira-Gira e Espaço de Arborismo. Além dessas, outras atrações da Cidade são o In Corpore Sano – um playground que faz um mergulho pelo corpo humano -, Avião, Gigantografia e Eldorado. O Submarino e o Teleférico iniciarão suas atividades dentro de seis meses.

Para o prefeito em exercício, Frank Aguiar, a reabertura tem grande importância para o município, já que, além de criar mais um espaço de lazer na cidade, resgata parte da história de São Bernardo. “Sabemos da importância da Cidade da Criança para cada um de vocês e para a história da cidade. Esse não será um lugar somente para seus filhos, mas para toda a família”, afirmou Aguiar.

A corretora Tamirez Vita, presente à reabertura com seu filho de quatro anos Gustavo, concorda sobre a importância da reabertura, que lhe trouxe recordações da infância quando ela mesma vinha ao parque. “Estou adorando isso aqui, a Cidade está muito linda, muita gente se divertindo. É uma ótima opção para trazer as crianças e reunir a família. Pretendo voltar muitas vezes e trazer meu filho para aproveitar tanto quanto eu aproveitei”.

Programação especial – Durante o mês de janeiro, o Grupo Giramundo fará 16 sessões da série Miniteatro Ecológico com os espetáculos Amazônia, Cerrado e Caatinga, sempre às 11h e às 15h. Os ingressos estarão disponíveis uma hora antes, no Teatro Amazonas. Os visitantes poderão também participar, na semana de 25 a 29 de janeiro, da oficina Introdução ao Teatro de Bonecos, que acontecerá das 18h às 21h.

Das 6h às 9h, o parque estará aberto exclusivamente para caminhadas e prática de exercícios físicos. Até 24 de janeiro, das 9h às 17h, serão realizadas atividades recreativas monitoradas do Projeto Férias, com oficinas e contação de histórias com a Cia. Girasonhos, brinquedos infláveis como futebol de sabão, tobogã e air game e espetáculo com a Cia. Lê Plat du Jour, com a peça Peter Pan e Wendy.

A Cidade da Criança funcionará de terça-feira a domingo e excepcionalmente nesta segunda-feira (18/1). O parque fica na Rua Tasman, 301, Jardim do Mar.

 

Da Assessoria da PMSBC