Cidades do ABC definem propostas anticrise durante seminário
Facilitação do crédito para micro e médias empresas da região é um dos temas que será levado ao debate
Facilitação do crédito para micro e médias empresas da região é um dos temas que será levado ao debate realizado entre os sete prefeitos do Grande ABC durante o seminário O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, entre outras entidades.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, o evento vai discutir, nos dias 11 e 12, propostas para enfrentar a crise econômica e alternativas para a proteção ao emprego. “Por isso a importância de propormos um novo arranjo financeiro para a classe empresarial que não consegue crédito para manter seus funcionários e investimentos”, explica.
Para ele, uma alternativa seria fazer um acordo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Para a classe empresarial informal e empresários menores, a ideia é discutirmos o incentivo ao crédito popular, como o Banco do Povo”, completa.
Conceição reforça a importância da participação e parceria entre os governos federal, estadual e municipal, para firmar soluções efetivas de combate a crise.
O Secretário do Desenvolvimento Econômico de Santo André, Vanderlei Antônio Retondo, comenta que a prioridade é encontrar saídas para a indústria automobilística, que foi o segmento que teve mais perdas com a crise. Segundo Retondo, os setores que completam a sequência de preocupação são o sistema financeiro e a construção civil.
O seminário deverá reunir nomes como Dilma Rousseff, ministra chefe da Casa Civil, e José Serra, governador de São Paulo. Uma das principais intenções é debater tópicos como relações de trabalho, sistema tributário, desemprego e oportunidades na região e no País.
“É o momento de mensurar o tamanho da crise e de cercar os problemas com propostas concretas com o apoio dos três poderes”, define Zoilo de Souza Assis, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
O diagnóstico sobre os setores que foram mais afetados pela crise financeira mundial no Grande ABC será finalizado até quinta-feira (5) pelos sete secretários de Desenvolvimento Econômico. “Será nossa terceira reunião. Vamos fechar quais as ações de curto, médio e longo prazos que vamos expor no seminário”, adianta o coordenador de relações institucionais da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Luiz Almeida.
As discussões serão realizadas durante o seminário no auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), em São Bernardo.
Do Diário do Grande ABC