Cigarro: Fumo mata mais os pobres

Cerca de 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido ao vício no fumo. O pior é que 80% dos trabalhadores que ganham até R$ 400,00 mensais gastam a maior parte do dinheiro dos alimentos e da educação em cigarros.

Não são apenas os pobres brasileiros que fumam mais. O consumo de cigarros é maior nos países de baixa renda do que entre os ricos. Cerca de 80% dos fumantes em todo o planeta (1,2 bilhão de pessoas) vivem em nações em desenvolvimento. Dos 100 mil jovens que começam a fumar a cada dia, 80% são de países pobres.

>> Preço ainda é baixo

Uma das causas do vício no País é o preço do cigarro, o sexto mais barato do mundo. É mais baixo graças ao baixo custo da mão-de-obra da lavoura e indústria do fumo.

Os pobres também têm menos acesso à informação e à educação, por isso são mais vulneráveis aos apelos da propaganda que promove os produtos como uma passagem para a felicidade e para o sucesso.

O mesmo acontece entre os estudantes brasileiros. Mais de 80% deles experimentaram cigarro antes dos 15 anos. Neste caso, a influência de pais fumantes também é responsável.

Outro agravante é o acesso fácil ao produto. Cerca de 50% dos escolares compram cigarros em loja, botequim ou vendedores ambulantes.

>> Prepare o bolso. O preço vai subir

Para combater o problema no Brasil, o governo federal dará acompanhamento completo ao fumante que quiser deixar o vício.

Adesivos e gomas de mascar de nicotina e um antidepressivo serão usados para auxiliar no abandono ao fumo. Psicoterapia em grupo também estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde irá gastar R$ 5,6 milhões para adequar o SUS aos novos serviços. Até o fim do ano, 150 equipes treinadas estarão trabalhando nos centros de saúde de todo o Brasil para atender aos fumantes. O governo vai aprofundar também o controle sobre a comercialização do cigarro, aumentando o imposto sem que o reajuste facilite o contrabando e o comércio ilegal. Haverá, ainda, uma articulação entre Ministério Público, polícia e prefeituras para impedir a venda de cigarros a menores de 18 anos.