Citroën celebra a produção de 1 milhão de veículos em Porto Real
A Citroën celebrou na segunda-feira, 19, a produção de seu veículo de número 1 milhão no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real. Foi escolhido um Basalt Shine vermelho para simbolizar o marco, alcançado ao longo de 24 anos de operação. A unidade, que sempre produziu Peugeot e Citroën, voltará a ser multimarcas em breve, segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul.
Quando inaugurada a fábrica montava modelos das duas marcas do antigo Grupo PSA e assim fez até o ano passado, quando a produção dos modelos Peugeot foi definitivamente transferida para El Palomar, na Argentina. Somadas as duas marcas, a propósito, o volume fabricado em 24 anos sobe para 1,8 milhão, além de 2,4 milhões de motores. Capellano não confirmou, mas o modelo que deverá fazer com que Porto Real volte a ser multimarca será o Jeep Avenger, montado sobre a mesma plataforma CMP ali instalada, também chamada de Smart Car.
Os três modelos fabricados em Porto Real são do projeto C-Cubed, gerenciado pela engenharia brasileira e pensado para o mercado regional: o C3, o C3 Aircross e o Basalt, que fazem parte do ciclo de investimentos passado. Portanto os R$ 3 bilhões a serem injetados de 2025 a 2030 incluem ao menos um quarto veículo a sair da linha sul fluminense. Após contratar trezentos profissionais no início do ano, totalizando 1,8 mil empregados diretos, o polo automotivo prepara-se para abrir um segundo turno de produção.
Segundo o executivo a fábrica opera hoje em um turno e meio e, à medida que houver maior demanda, ele será ampliado. Neste cenário, a capacidade de produção da fábrica é de 130 mil veículos por ano. Considerando a possibilidade de trabalhar em três turnos com o aumento do portfólio o número poderá chegar a 180 mil unidades. Hoje são feitos 31 carros por hora e 257 por dia. Haverá cinco novos fornecedores, dos quais dois estarão instalados dentro do parque até 2026 e, portanto, somarão nove empresas, sem pormenores.
Da AutoData