Citroën pode ter primeiro carro híbrido flex da Stellantis no Brasil
Investimentos na fábrica de Porto Real (RJ) mostram intenção da Stellantis em modernizar sua produção, abrindo espaço para a eletrificação
O primeiro carro da Stellantis feito no Brasil a receber a arquitetura BioHybrid pode ser um Citröen. Na semana passada, em visita ao Rio de Janeiro, o CEO da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, teve um encontro com o governador do Estado Cláudio Castro. Durante o evento, foi firmado o acordo com investimento de 2,5 bilhões de reais na fábrica de Porto Real, até o ano de 2025.
No encontro, a Stellantis confirmou que foram investidos R$ 330 milhões no desenvolvimento de uma variação da plataforma global CMP, originada da antiga PSA Peugeot Citröen, por exemplo. Em comunicado, o Grupo Stellantis afirma agora a planta de Porto Real tem condições técnicas para produzir veículos híbridos, com a nova plataforma BioHybrid da empresa.
A plataforma permite três níveis diferentes de eletrificação, utilizando motores a combustão, movidos a gasolina ou etanol. Assim, espera-se que as marcas Fiat e Citroën fiquem responsáveis por receber a variante MHEV, mild-hybrid (híbrida leve). A opção é a mais barata para o consumidor e também para a montadora, pois não representa um alto valor de eletrificação, e permite até 10% de economia de combustível, por exemplo.
Além disso, o sistema reduz consideravelmente os gases emitidos pelo escape durante a partida do motor. Com grande flexibilidade em seu uso, a plataforma pode estar em diversos modelos da Stellantis, sendo compatível com motorizações puramente a combustão, elétricas ou híbridas. Assim, tal flexibilidade agora se aplica às 3 plantas da Stellantis no Brasil: Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ). Na planta fluminense são feitos os modelos Citröen C3 e o novo C4 SUV, cujo lançamento nacional está próximo.
Do Jornal do Carro