CNM/CUT debate desafios da organização dos trabalhadores na América Latina

Dirigentes do Brasil, Argentina, Uruguai e México debatem hoje, às 19h, as experiências e os desafios da organização sindical da indústria na América Latina.

O debate, que terá transmissão online e tradução espanhol e português, é organizado pela CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT) e pela FES (Friedrich-Ebert-Stiftung) Brasil.

O secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Maicon Michel Vasconcelos da Silva, será o mediador do encontro.

“Toda a América Latina está enxergando a necessidade de uma nova atuação sindical, com integração da classe trabalhadora latino-americana. Temos sofrido um ataque sistêmico para transformar nossos países em um grande ‘fazendão’, com intensificação do processo de desindustrialização em favor do agronegócio”, explicou.

“É primordial para o desenvolvimento da nossa região que os sindicatos e as entidades articulem políticas de resistência, de propositura e de avanços na indústria e na geração de empregos”, afirmou.

O objetivo é aprofundar a discussão sobre a estrutura de organização que dê conta de fazer frente às transformações do mundo do trabalho.

“Além das modificações com a Indústria 4.0, vem a reboque a precarização através das plataformas digitais, a desregulamentação trabalhista e outras modalidades de emprego, como o intermitente. Temos que pensar a estrutura sindical, fortalecer a atividade no chão de fábrica para poder defender os trabalhadores”, concluiu.