CNM/CUT e IF Metal da Suécia firmam parceria para curso de formação
Bengt Lindgren e Erland Lindkvist, do IF Metal e a representante da central sueca LO e TCO- Sindicato do setor Administrativo na Suécia, responsável pelo departamento de Cooperação para o Desenvolvimento Sindical, Karin Ström e comitiva, estiveram na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo – SP, dia 17, para avaliar os resultados do projeto de cooperação entre as duas entidades e analisar os novos projetos para 2012.
A parceria existe há dez anos e já proporcionou cursos de formação sindical a centenas de dirigentes sindicais e assessores da CNM/CUT. No ano passado, a parceria resultou na formação da primeira turma de um curso de extensão universitária em Economia do Trabalho e Sindicalismo, na Unicamp.
A coordenadora Regional para a América Latina e Caribe da LO e TCO, Karin Ström, do Secretariado de Cooperação para o Desenvolvimento Sindical Internacional ficou bastante impressionada com os resultados apresentados pela CNM/CUT sobre o curso de extensão universitária, oferecido pela entidade, com apoio do IF Metal da Suécia e do CAW – sindicato canadense.
“Através dos depoimentos do vídeo que acabamos de assistir, percebemos a importância que esse curso trouxe para todos os dirigentes. Mas principalmente as dirigentes sindicais, que estavam bastante interessadas e entusiasmadas com os resultados”, disse Karin.
O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres destacou a importância histórica dessa parceria para a formação dos dirigentes sindicais brasileiros. “O dirigente sindical se sente valorizado em seu trabalho de base e fortalecido com a quantidade de informações que são passadas durante esse curso de extensão universitária, realizado em parceria com a Unicamp, Cesit – Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, CNM/CUT e com apoio do IF Metal e o CAW. Nesses dez anos realizamos vários projetos sindicais que foram fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do papel da CNM/CUT, que é proporcionar condições favoráveis aos dirigentes sindicais, para que possam ter fundamentos sólidos numa mesa de negociação. Assim como, na luta intransigente em defesa dos interesses da classe trabalhadora”, disse Cayres.
Para a secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Ciciliato,” essa parceria é fundamental para que possamos oferecer aos dirigentes sindicais mais conhecimento e embasamento para enfrentar os problemas do dia a dia da classe trabalhadora. Sabemos da dificuldade do dirigente em concluir um curso dessa proporção. O Brasil é imenso e isso requer muito esforço das companheiras e dos companheiros que deixam seus lares por quatro dias no mês para participar das atividades do curso. E, mesmo assim, tivemos 100% da freqüência desde início até a conclusão do curso de extensão universitária, com duração de um ano.”
Michele destacou ainda que a participação das mulheres nesse programa de formação foi o diferencial positivo para aproximar ainda mais as companheiras dirigentes da formação e do amadurecimento, para enfrentar as diversidades que existem no mundo do trabalho.
O secretário- geral da CNM/CUT, João Cayres destacou a necessidade dessa parceria para projetos futuros, pois “por mais que façamos uma universidade pública ou privada o viés do ensino, em grande parte, é da classe dominante. A sala de aula é um paradoxo, onde dominado e dominador dividem o mesmo espaço. Por isso, precisamos de uma formação com um recorte de classe,” disse o dirigente.
Neste ano, outros dirigentes sindicais e metalúrgicos terão a oportunidade de obter formação com o conteúdo desse curso de extensão universitária na Unicamp, oferecido pela parceria CNM/CUT, IF Metal da Suécia e o sindicato canadense, Caw.
Da CNM/CUT