CNM/CUT participa de debates na Conferência da IndustriALL Global na África do Sul

A partir de setembro, Confederação volta a fazer parte da Executiva da instituição mundial

Foto: Divulgação

Mais de 600 representantes das afiliadas da IndustriALL Global Union em todo o mundo estão na Cidade do Cabo, na África do Sul, até hoje, para a Conferência Política de Meio Termo – Construindo Blocos Para Um Futuro Justo. O presidente da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), Loricardo de Oliveira, e o secretário de Relações Internacionais e CSE na Mercedes, Maicon Michel Vasconcelos da Silva, participam do encontro.

O evento é uma preparação para o próximo congresso deliberativo da entidade e discute desafios atuais, futuros e prioridades estratégicas à organização. 

Para Maicon, o cenário político internacional faz com que a conferência tenha uma importância significativa à classe trabalhadora global.

“Estamos na iminência de uma guerra com proporções nucleares [Ucrânia x Rússia] em um conflito de contornos imperialistas que cresce cada dia mais e isso deixa marcas na economia mundial, sobretudo em países do sul global, restringindo o mercado, comércio e de os países do sul trabalharem sua economia de forma soberana”, afirmou.

Na conferência são debatidos os ataques aos direitos e liberdades dos sindicatos industriais, um plano para a transição justa dos trabalhadores que seja desenvolvido por meio do diálogo social e que substitua o trabalho intensivo em carbono por empregos de qualidade, verdes e sindicalizados.

Loricardo afirmou que a CNM/CUT acompanha com muita atenção as discussões sobre trabalho decente, direitos e renda, debates em comum às pautas no Brasil. “Estamos aqui mostrando que somos capazes de criar políticas públicas e precisamos estar incluídos na economia”. O presidente da Confederação lembrou ainda que a entidade volta a fazer parte da Executiva da IndustriALL a partir de setembro.

Com informações da CNM/CUT.