CNM/CUT participa de encontro da FITIM na Índia
O encontro do Grupo do Setor Automotivo da FITIM (Federação Internacional dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica), acontece de 31 de outubro a 4 de novembro, nas cidades de Chennai, ao sul da Índia e prossegue em Pune, no sudoeste indiano.
O secretário-geral da CNM/CUT, João Cayres, que está representando os metalúrgicos brasileiros filiados à instituição, explica que a escolha das cidades foi por causa do grande conglomerado de indústrias do setor. “A Fábrica da Ford fica em Chennai e também várias fábricas de autopeças. É uma região que tem apresentado um grande crescimento neste setor.”, diz Cayres.
Na cidade de Pune, no sudoeste da Índia, fica a fábrica da Volkswagen e irá sediar a segunda etapa do encontro. São 16 países representando as mais diversas empresas do setor automotivo.
“A escolha da Índia foi com objetivo de conhecer a realidade do país que está se transformando num grande centro de fabricação de automóveis e é o país sede da Tata Motors, que recentemente comprou as empresas Jaguar e a Land Rover. Está sendo importante esse contato com os sindicatos indianos, para entender sua organização, trocar experiências e reforçar a solidariedade internacional”, explica Cayres.
Da CNM/CUT