CNM/CUT participa de formação para aperfeiçoamento da negociação coletiva

Curso foi ministrado pela organização norteamericana Solidarity Center com sindicatos e trabalhadores de plataformas digitais

Foto: Divulgação

A secretária de Formação da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e CSE na Samot, em São Bernardo, Maria do Amparo Travassos Ramos, participou do terceiro módulo do curso de negociação coletiva com sindicatos e trabalhadores de plataformas digitais para aprofundar técnicas de negociação dias 5 e 7 de agosto em João Pessoa, na Paraíba.

“Aprendemos sobre a arte do convencimento, a habilidade de influenciar e persuadir, algo que complementa o processo para alcançar acordos justos”, afirmou. A formação abrangeu a preparação, com coleta de informações e objetivos; a comunicação e como expressar posições e ouvir atentamente; a flexibilidade e concessões mútuas; e relacionamentos.

Foram também ensinadas ainda técnicas de convencimento para demonstrar expertise e credibilidade, argumentação com dados e lógica, empatia e persuasão para ter reciprocidade.

“Um exemplo prático do uso dessas ferramentas é a negociação de um novo acordo de trabalho, onde comunicação, empatia e flexibilidade são fundamentais para equilibrar os interesses dos trabalhadores e a sustentabilidade da outra parte. A combinação dessas habilidades resulta em negociações eficazes e relações laborais harmoniosas”, disse Amparo.

O curso foi ministrado pela organização norte-americana Solidarity Center, entidade ligada à central sindical norte-americana AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais) que desenvolve projetos de cooperação internacional entre entidades sindicais.

Com informações da CNM/CUT