CNM/CUT participa do Congresso do IF Metall, na Suécia

Entre os dias 17 e 20 de junho, os metalúrgicos da Suécia realizaram mais um Congresso do Sindicato Nacional IF Metall, que elegeu a direção da entidade e apontou os planos de luta da categoria para os próximos anos. O secretário-geral da CNM/CUT, João Cayres, foi o representante dos metalúrgicos do Brasil em Estocolmo. O atual presidente, Stefan Löfven, foi eleito para mais um mandato.

“A nossa presença aqui é importante já que os suecos tem uma relação histórica com a CNM/CUT e sempre nos apoiaram com projetos interessantes, em especial na área da formação sindical”, afirmou.

João destacou uma curiosidade. Diferentemente do Brasil, no congresso sueco, os trabalhadores elegem o presidente e o secretariado no primeiro dia do evento. “Isso já é acertado meses antes de se realizar o Congresso, e dessa maneira os demais dias ficam dedicados às discussões políticas, mesas de debates e o plano de lutas”, contou.

Mensagem do ex-presidente Lula
O Congresso teve a presença da presidenta da LO, a Central Sindical sueca e do novo líder do Partido Social Democrata sueco. Os delegados e delegadas também foram saudados com uma mensagem por escrito do ex-presidente Lula, que ressaltou a amizade e solidariedade dos metalúrgicos suecos com os brasileiros, desejando boa sorte a Stefan e um bom Congresso.

“Os suecos estão tendo algumas dificuldades com o governo, pois na ultima eleição a direita voltou ao poder e tenta a todo custo atacar os direitos conquistados pelos trabalhadores. Agora, com um novo líder à frente do Partido Democrata sueco, crêem que podem retornar ao poder nas eleições de 2014”, finalizou o secretário-geral da CNM/CUT.

Da CNM/CUT