Coletivas na Ford para ajustar linha do novo Fiesta


Alexandre Colombo. Foto: Rossana Lana / SMABC

Cerca de 1.500 trabalhadores na área de automóveis da Ford, em São Bernardo, irão entrar em férias coletivas a partir de segunda-feira, dia 4.

Desta vez, porém, não é por falta de demanda da produção, mas para os ajustes técnicos na linha que produzirá o novo Fiesta, resultado da negociação entre o Sindicato e a empresa.

O acordo para a fabricação do veículo, aprovado pelos companheiros em assembleia no final de 2011, prevê a instalação de uma plataforma global na fábrica. Isto é, de uma plataforma que utiliza o mesmo chassi para a produção de vários modelos.

“O pessoal está empolgado com essa visão de futuro que representa a plataforma global”, disse o coordenador-geral do SUR e do CSE, Alexandre Colombo.

Os companheiros param por 19 dias e retornam no dia 22 de fevereiro. Neste período, a planta da Ford receberá novos equipamentos e uma série de aprimoramentos para a produção do novo Fiesta. 

“Iremos trabalhar sempre para trazer novos produtos que contribuirão para a permanência da fábrica em São Bernardo, mantendo e ampliando os postos de trabalho”, afirmou Colombo.   

Entre os novos equipamentos está uma linha de prensas de última geração, capaz de realizar cinco estágios de prensagem de forma totalmente automática, com alta produtividade e nível de qualidade. 

Mais tecnologia
A área de carroceria foi ampliada e terá 310 máquinas automatizadas. 

O setor de pintura terá uma nova linha de aplicação de fosfato, a primeira camada de proteção da carroceria, por imersão total. 

Foi adotado também um novo sistema automático de aplicação de “sealer”, material de vedação, por meio de robôs. 

A montagem final ganhou um novo sistema de transportadores aéreos e adequações gerais na linha que facilitam a operação. 

O controle de qualidade vai ser reforçado com um sistema à prova de erro, que avisa se alguma etapa for realizada fora do padrão.

Da Redação