Coletivo de Formação da CNM/CUT propõe integração entre ações das secretarias
Proposta do coletivo é de que os cursos de Formação Sindical integrem as ações das secretarias de Juventude, Igualdade Racial e Gênero
O Encontro do Coletivo de Formação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) com os secretários de Formação das Federações Estaduais dos Metalúrgicos e Sindicatos é o primeiro encontro do coletivo desse ano, cujo objetivo é debater o Plano de Ação da Secretaria de Formação da CNM/CUT para o ano de 2012 e 2013, elaborado em reunião com a direção executiva. Os dirigentes se reuniram na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo – SP, dia 24, para avaliar resultados e agregar as demandas regionais.
Para o ano de 2012, a Secretaria irá realizar dois cursos de formação, o primeiro com a proposta de integrar os temas das secretarias de Juventude, Igualdade Racial e Gênero. O objetivo é fortalecer esses temas nos sindicatos chamando atenção para a importância da transversalidade desses temas na formação e para o debate político no movimento sindical.
O segundo é o curso de Formação Sindical sobre Política Industrial e Desenvolvimento Sustentável. Esse foi o tema do Congresso da Confederação, e segundo a secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Ciciliato, “é preciso aprofundar esse tema para além da questão conjuntural do Plano Brasil Maior”, explica a dirigente.
O coletivo também vai promover debates regionais com os secretários de Formação dos sindicatos para fortalecer as ações da formação, procurando atender as necessidades de cada região. Serão cinco encontros até o final de 2013.
Para a secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Ciciliato,“o coletivo é um importante espaço de debate que aproxima a CNM de suas Federações e Sindicatos. Não dá para pensar a formação política e ideológica sem levar em consideração a especificidade de cada região, além dos temas que estão na pauta do ramo metalúrgico. O grande desafio para o próximo período é o de construir e fortalecer os coletivos de formação nas regiões para que a formação sindical possa, de fato, chegar a todos os trabalhadores e trabalhadoras,” disse Michele.
A secretaria de Formação da CNM/CUT é também responsável pela coordenação da realização da segunda turma do Curso de Extensão Universitária do Cesit/ Unicamp, que tem a participação de 40 dirigentes do setor metalúrgico e químico.
Participaram do coletivo de Formação: Dulce Sena, do Sindicato de base de Manaus; Francisco Jonacy, da Federação Nordeste; Josenilton Ferreira (Cebola), de Feira de Santana; Cícero Amâncio, de SC; Jeferson, de Ponta Grossa- PR; Max Celio, do ES; Julio César da FEM – MG; Pedro Cícero de Toledo – PR.
Da CNM/CUT