Coletivos de Cultura e de Igualdade Racial organizam o 1º dia com as famílias no Sindicato
No próximo sábado, 3, a partir das 10h, será realizado o primeiro dia com as famílias no Sindicato, atividade do projeto Engrenagem Cultural. A organização é do Coletivo de Cultura do Sindicato e da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC.
Haverá o lançamento do livro “Lula e a Política da Astúcia: de metalúrgico a presidente do Brasil”, do historiador John D. French, a exibição do curta “Na Pele”, com roda de conversa e visita às dependências da Sede.
O livro é publicado pela editora Expressão Popular em coedição com a Fundação Perseu Abramo. De acordo com a editora, o autor investiga os aprendizados decisivos que possibilitaram ao jovem Luiz Inácio se tornar um operário habilidoso e posteriormente um líder com poder de mobilizar o povo pelo discurso, nas portas de fábricas e comícios do partido que ajudou a fundar, o PT. Na biografia, French prioriza as relações sociais, políticas e culturais que permitiram a Lula se tornar a liderança política que é.
O autor é professor de História na Duke University e North Carolina University, nos Estados Unidos. É autor dos livros “O ABC dos operários: conflitos e alianças de classe em São Paulo (1900-1950)” e “Afogados em Leis: a CLT e a cultura política dos trabalhadores brasileiros”, entre outros.