Coletores de lixo da região do ABC encerram greve com 10% de reajuste e bônus
Prefeituras intermediaram acordo entre trabalhadores e empresas
Os trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo no ABCD voltaram ao trabalho no fim da tarde desta segunda-feira (7) após oito dias de paralisação. O retorno aconteceu após acordo entre a categoria e empresas do setor com intermediação das prefeituras. A proposta mantém o reajuste de 10% no salário e benefícios e acrescenta bônus de R$ 300 que será depositado no dia 5 de junho, além de estabilidade de seis meses. O salário de um coletor estava em R$ 1.013.
Os prefeitos de Santo André, Carlos Grana (PT), de Mauá, Donisete Braga (PT), o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcísio Secoli, e o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz, deram entrevista coletiva para confirmar o fim da paralisação. Grana destacou que as prefeituras entraram na negociação depois que os trabalhadores romperam com o Siemaco-ABC (sindicato da categoria), que orientou o retorno os trabalhadores na última sexta-feira (4), após o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) julgar a greve abusiva.
“Conversei com o presidente do Siemaco e ele está informado sobre o acordo. Houve um impasse pós-julgamento (do TRT). Quem responde pelos serviços públicos somos nós e o poder público não poderia ficar omisso diante de uma situação de calamidade pública. E, sem desrespeitar o sindicato, buscamos esse entendimento para que a situação fosse resolvida.”
No final da tarde, os caminhões de coleta começaram a deixar o aterro Cidade São Jorge, em Santo André. Alguns saíram com escolta policial. Por conta do excesso de resíduos, os municípios terão operação especial nos próximos dias. Ficou acordado que os trabalhadores farão até duas horas a mais por dia para atender a demanda. O período será remunerado.
“Vamos manter a sequência de trabalho até para não ter confusão, mas terá uma força tarefa com jornada estendida remunerada. Acredito que quarta-feira (9) já deve começar a normalização do serviço”, destacou Tarcisio Secoli.
Em algumas cidades, como é o caso de São Caetano, a coleta já estava acontecendo normalmente nesta segunda-feira.
Da Rede Brasil Atual