Colhendo os frutos

Os frutos do seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento começam a ser colhidos. Rea-lizado em março deste ano, o seminário reuniu trabalhadores, empresários e governos municipais, estadual e federal com o objetivo de discutir saídas para crise econômica com foco no ABC. O evento encerrou com a assinatura de um documento chamado Carta do ABC, que reuniu todas as propostas definidas como alternativas à crise.
Hoje acontece no Tea-tro Cacilda Becker, em São Bernardo, o seminário ABC do Desenvolvimento e do Crédito, evento específico que pretende apresentar aos trabalhadores, empresários e ao público em geral maneiras de viabilizar financiamentos e também debater as linhas de crédito do BNDES. Este encontro contará com a presença do presidente do banco, Luciano Coutinho.
Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, à indústria, à infraestrutura, ao comércio e aos serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas.
Em seu planejamento 2009/2014, o banco elegeu a inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimento sócioambiental como os aspectos mais importantes do fomento econômico, e que devem ser promovidos e enfatizados em todos os empreendimentos apoiados por ele, bem como a geração de emprego.
Então, esse é o momento!
É o momento de aproveitar a proximidade atual do BNDES com o ABC (também resultado do seminário de março) para, em conjunto, tentar sanar os problemas e as dificuldades da região na questão de crédito e, assim, superar a crise econômica da melhor maneira possível. Aos trabalhadores fica a esperança de que, resolvidos os problemas de crédito das empresas, elas possam aumentar seus investimentos e, consequentemente, contratar mais mão de obra, afastando o fantasma do desemprego.

Subseção Dieese do Sindicato